A iniciativa vai contemplar projetos em 20 estados, com o objetivo de colaborar para a melhoria do desempenho das cooperativas financeiras com participação de pequenos negócios
Projetos de cooperativas financeiras elaborados com apoio do Sebrae nos estados vão receber R$ 4,6 milhões por meio de edital, aberto para inscrições até o fim de abril.
O edital tem validade de 12 meses e prevê dois períodos para apresentação, análise e aprovação dos projetos de cooperativas financeiras: de março a abril, com validação em maio e execução ainda neste ano; e de junho a agosto, para serem aprovados em setembro e executados em 2018. O aporte do Sebrae será de até R$ 400 mil por projeto e as cooperativas, junto com as respectivas unidades do Sebrae nos estados, devem arcar com 50% do valor total necessário para a realização. São esperadas de 15 a 20 propostas, com o envolvimento de mais de 200 cooperativas.
“As cooperativas são uma alternativa de prestação de serviços financeiros em condições mais favoráveis aos pequenos negócios. O apoio do Sebrae é decisivo para que as cooperativas financeiras aprimorem sua gestão de modo a facilitar o acesso a crédito e outros serviços a um custo menor, com menos burocracia e mais agilidade, favorecendo os pequenos negócios que delas participam”, afirma a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.
Além de valorizar as boas práticas das cooperativas financeiras, a execução dos projetos vai envolver a capacitação de dirigentes, técnicos e gestores das cooperativas que, nos estados, são responsáveis pelo desenvolvimento do cooperativismo financeiro com pequenos negócios associados. As cooperativas vão participar também de cursos, consultoria, visitas técnicas, rodada de negócios etc. A chamada está disponível no link .
Fonte: Administradores.