Ministros do Planejamento e do Desenvolvimento Social discutem economia com varejistas de todo país

Publicado em: 25/10/2017 00:10:45

A importância do varejo para a economia nacional: essa foi a tônica dos discursos dos ministros do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, e do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, na abertura do III Fórum Nacional do Comércio, na noite desta terça-feira (24), em Brasília.

Durante o evento, promovido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL/DF), empresários, políticos e lideranças do setor deram início as discussões dos temas que marcam o papel do varejo no cenário econômico nacional.

Para o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, o Fórum cumpre importante missão de trazer relevantes debates sobre inovação, sistema financeiro e a retomada do crescimento econômico. “Desejamos que os debates desse evento possam inspirar um movimento de mobilização e transformação do Brasil, inclusive no processo social, agregando a força do varejo brasileiro. Fazemos parte da força produtiva e da cultura desse Brasil e por isso está na hora de sermos mais reconhecidos”, destacou Pinheiro.

Segundo o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, é preciso incentivar a atividade do empresário no Brasil. Ele destacou as iniciativas que o governo vem realizando para melhorar o ambiente de negócios. “A estratégia de retomada do crescimento econômico do governo atual tem como bases principais as reformas estruturantes, a melhoria no ambiente regulatório, a modernização da gestão pública e a eficiência de gastos”, elencou Dyogo Oliveira.

Já o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, abordou o Plano Progredir, uma parceria do governo federal com a União Nacional de Entidades de Comércio e Serviços (UNECS), também presidida por Honório Pinheiro.

“Só com transferência de renda não ser faz um progresso humano, econômico e social. Por isso criamos o Programa Progredir, que é uma oportunidade para dar emprego e renda para quem está no Bolsa Família. E vocês são os maiores empregadores do Brasil”, afirmou Terra.

Para o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, Brasília acompanha a retomada do desenvolvimento econômico nacional por meio da atividade varejista. “Temos os primeiros bons indicadores de retomada do crescimento econômico no DF e tenho certeza que o varejo contribui em grande escala para essa retomada. Tenho certeza que vamos continuar superando obstáculos para criar um ambiente econômico melhor para todos”, avaliou o governador.

O Fórum segue nesta quarta-feira (25) com uma extensa programação que inclui um painel que debaterá as reformas estruturadoras com a presença dos relatores Arthur Maia (PPS/BA), Rogério Marinho (PSDB/RN) e Luiz Carlos Hauly (PSDB).

Acompanhe a programação:

www.forumnacionaldocomercio.org.br

Serviço:

O que: III Fórum Nacional do Comércio

Quando: 24 e 25 de outubro

Onde: Royal Tulip, Brasília

Fonte: http://site.cndl.org.br/ministros-do-planejamento-e-do-desenvolvimento-social-discutem-economia-com-varejistas-de-todo-pais/