Vendas no varejo sobem 1,1% em novembro, aponta índice

Alta vem após avanço de 1% em outubro e de 0,3% em setembro.

As vendas no varejo subiram 1,1% em novembro, descontada a inflação, na comparação com o mesmo período do ano anterior, em desempenho influenciado especialmente pela Black Friday, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), que acompanha varejistas credenciados à empresa de meios de pagamentos Cielo.

A alta vem após avanço de 1% em outubro e de 0,3% em setembro, mostra comunicado da Cielo. Novembro marcou o décimo terceiro avanço seguido do indicador na base anual.

“O mês foi ajudado pela Black Friday, quando varejistas fizeram promoções e os consumidores anteciparam compras. Do início do mês até a véspera da data comemorativa, houve um crescimento de 15,6% ante o período comparável do ano anterior”, disse Vitor Levi, superintendente de dados e inovação da Cielo, no comunicado. Ele também mencionou o efeito da Copa do Mundo, que beneficiou especialmente o segmento de bares.

A Cielo disse ainda que houve impactos de efeitos de calendário, com a presença de uma quarta-feira — dia de comércio mais ativo — a mais e uma segunda-feira a menos frente a novembro de 2021. Já o feriado da Proclamação da República caiu em uma terça-feira, enquanto no ano passado foi numa segunda-feira.

Em termos nominais, o ICVA apresentou alta de 10,3% em novembro, disse a Cielo.

O ICVA é apurado junto a 1,1 milhão de varejistas no país credenciados à companhia e distribuídos por 18 setores.

Fonte: CNN Brasil